Ambulatório de Estomaterapia no HMJMA proporciona mais qualidade de vida aos pacientes, evitando internações prolongadas e acelerando a cicatrização

No dia 7 de março de 2024, o Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar (HMJMA), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), inaugurou um Ambulatório de Estomaterapia. Essa prática, que integra a enfermagem, tem como objetivo prevenir a perda da integridade da pele em áreas do corpo que possuem estomias, feridas agudas e crônicas, fístulas, além de incontinência anal e urinária. O serviço tem se destacado por contribuir para a diminuição do tempo de internação, acelerar a cicatrização, prevenir infecções e evitar desenlaces mais drásticos, como a perda de membros.

A enfermeira e estomaterapeuta Yara Lanne Santiago, que faz parte da equipe do ambulatório, destacou a importância do serviço ao perceber que pacientes que tratavam lesões na unidade precisavam prolongar o período de internação devido à troca de curativos. Com a implantação do Ambulatório de Estomaterapia, os pacientes podem realizar os procedimentos de forma mais rápida e eficaz, o que favorece tanto a rotatividade nos leitos quanto a qualidade de vida dos pacientes.

Um dos pacientes beneficiados pelo serviço foi Renato Campos de Alencar, 68 anos, que teve alta médica e deu continuidade ao tratamento de uma lesão na perna por meio da estomaterapia. Renato elogiou o atendimento e a humanidade da equipe do hospital, ressaltando que a experiência transformou sua visão sobre os serviços de saúde pública. Outro paciente, Francisco Santhiago Castro, também relatou os benefícios do tratamento, que evitou a amputação de um de seus dedos devido a uma infecção.

Além de proporcionar a continuidade e a qualidade do tratamento, o Ambulatório de Estomaterapia do HMJMA entrega um Certificado de Lesão Cicatrizada a cada paciente que conclui o tratamento. A iniciativa reconhece o esforço e comprometimento tanto da equipe quanto do paciente e seus familiares durante o processo de cura.

A diretora-geral do HMJMA, Silvana Furtado, destacou que o novo serviço beneficia tanto o hospital, que pode ter uma maior rotatividade nos leitos, quanto os usuários da Saúde, que têm acesso a um tratamento efetivo e de qualidade. Dessa forma, o Ambulatório de Estomaterapia se mostra como uma ferramenta essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos pacientes atendidos pela unidade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo