CAE promove audiência pública sobre aumento do salário mínimo de médicos e dentistas, com presença de representantes da categoria.




Matéria sobre audiência pública na CAE

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) realiza, nesta terça-feira (12), às 14h, uma audiência pública interativa para discutir o projeto de lei que propõe alterações no salário mínimo dos médicos e cirurgiões-dentistas, além de aumentar os valores da hora extra e do adicional noturno para esses profissionais.

O PL 1.365/2022 estabelece que o piso salarial dos médicos e cirurgiões-dentistas seja fixado em R$ 10.991,19 para uma jornada de trabalho de 20 horas semanais. Além disso, o projeto, de autoria da senadora Daniella Ribeiro (PP-PB), prevê um aumento de pelo menos 50% no valor do adicional de horas extras e noturno. A proposta também determina que a remuneração da hora suplementar não seja inferior a 50% da hora normal e que o trabalho noturno tenha uma remuneração superior à do diurno, com um acréscimo de 50% sobre a hora diurna, no mínimo.

O texto do projeto ainda aguarda a designação de um relator na CAE para dar continuidade à tramitação.

O debate foi solicitado pelo senador Nelsinho Trad (PSD-MS) com o objetivo de permitir que representantes da sociedade civil organizada contribuam para o aperfeiçoamento da proposta, que é considerada fundamental para os profissionais médicos e cirurgiões-dentistas que atuam no país.

Convidados

Participarão do debate os seguintes representantes:

  • Presidente da Federação Médica Brasileira (FMB), Tadeu Henrique Pimentel
  • Representante da Federação Nacional dos Médicos (Fenam), Rita Virginia Marques Ribeiro
  • Representante da Federação Nacional dos Odontologistas (FNO), Joana Batista Oliveira Lopes
  • Presidente da Federação Interestadual dos Odontologistas (FIO), José Carrijo Brom
  • Representante dos Técnicos em Patologia Clínica, David Oliveira Barbosa
  • Diretor Nacional do Movimento Dentistas do Sistema Único de Saúde (SUS), José Salles Coutinho Filho
  • Presidente do Conselho Federal de Odontologia, Juliano do Vale

A comissão ainda aguarda a confirmação de representantes de diversas entidades, como a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), o Ministério da Saúde e entidades ligadas à área da saúde.

A audiência será realizada na sala 19 da Ala Alexandre Costa.

Como participar

O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e‑Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo