Comissão de Ciência e Tecnologia discute estratégias inovadoras para combater a dengue no Brasil em audiência pública.

Na última quarta-feira (6), a Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) promoveu uma audiência pública para discutir estratégias de combate à dengue no Brasil. Representantes do governo, especialistas em saúde e professores estiveram presentes para debater o assunto e apresentar propostas para enfrentar a doença que assola o país. Um dos principais pontos destacados durante o debate foi a importância da integração de conhecimentos entre os diferentes ministérios, visando uma ação conjunta e eficaz no combate à dengue.

Além disso, foi ressaltada a necessidade de investimento no desenvolvimento de vacinas e o uso de novas tecnologias no controle da doença. Um dos destaques da reunião foi a proposta de produção em escala de bactérias que bloqueiam o vírus da dengue, como uma alternativa promissora no combate à proliferação do mosquito transmissor.

O senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP) chamou a atenção para a importância da votação de um projeto de lei específico para o combate à dengue. O PL 3.169/2023 propõe a liberação da entrada automática de agentes de saúde em residências vazias, com o objetivo de combater o foco do mosquito transmissor da doença. A medida, se aprovada, poderá contribuir significativamente para a redução dos casos de dengue no país.

A audiência pública foi um importante espaço para o debate e troca de experiências entre os diversos setores envolvidos no combate à dengue. A busca por soluções inovadoras e ações integradas são fundamentais para enfrentar esse problema de saúde pública de forma eficaz e eficiente.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo