Projeto de Lei eleva limite de isenção do IPI para compra de carros por pessoas com deficiência, destaca deputada Renata Abreu




Projeto de lei propõe aumento do valor máximo para isenção do IPI na compra de carro por pessoas com deficiência

07/03/2024 – 07:40

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Renata Abreu: isenção do IPI é fundamental na inclusão de pessoa com deficiência

O Projeto de Lei 288/23 eleva de R$ 200 mil para R$ 221.347 o preço máximo de carro novo que poderá ser comprado com benefício fiscal por pessoas com deficiência, com transtorno do espectro autista (TEA) ou seus representantes.

O texto, em análise na Câmara dos Deputados, altera a Lei de Isenção do IPI para Compra de Automóveis (Lei 8.989/95). Pelo projeto, o valor atual, vigente desde 2022, deverá ser corrigido pela inflação acumulada (IPCA) desde a última atualização na lei.

“A isenção do IPI na aquisição de automóveis é um instrumento fundamental de amparo aos motoristas autônomos e de inclusão das pessoas com deficiência”, disse a autora da proposta, deputada Renata Abreu (Podemos-SP).

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Da Reportagem/RM
Edição – Rodrigo Bittar


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo