Dia Mundial de Combate ao Sedentarismo: Importância da Atividade Física para a Saúde em Destaque pela Agência Brasil.

A semana começou com um convite para todas as pessoas: vamos nos movimentar? No dia 10 de abril, foi celebrado o Dia Mundial de Combate ao Sedentarismo, uma data que ressalta a importância da prática de atividades físicas para a saúde e bem-estar de todos. Uma pesquisa realizada pelo Sesi no ano passado revelou que mais da metade dos brasileiros, precisamente 52%, não praticavam atividade física regularmente. Esse estudo também mostrou que aqueles que se exercitavam com frequência tinham menos problemas de saúde do que os sedentários. Para ser mais específico, 72% das pessoas que se exercitavam não tinha tido problemas de saúde nos 12 meses anteriores à pesquisa, enquanto 42% dos sedentários tinham enfrentado algum problema de saúde em 2022.

Na segunda-feira, 11 de abril, foi a vez de celebrar o aniversário de 70 anos da cantora, compositora e atriz Tetê Espíndola. A artista, nascida no Mato Grosso, ficou famosa com a canção “Escrito Nas Estrelas”, que venceu o Festival dos Festivais em 1985. Tetê foi a estrela do programa Todas as Bossas, exibido pela TV Brasil, e também concedeu uma entrevista à jornalista Ana Pimenta, no programa Mosaico da Rádio Nacional da Amazônia.

No dia 13, a rádio nacional celebrou o centenário da atriz e dubladora paulista Gessy Fonseca, reconhecida como uma das melhores radioatrizes do Brasil. Ela emprestou sua voz a diversas divas do cinema e deu vida a personagens marcantes das radionovelas da Rádio Nacional do Rio de Janeiro. Aliás, as radionovelas continuam sendo uma tradição viva nas rádios da EBC, proporcionando entretenimento e informação aos ouvintes.

Na quinta-feira, 14 de abril, foi lembrado o nascimento da escritora mineira Carolina Maria de Jesus, que completaria 110 anos. Conhecida por sua obra “Quarto de Despejo”, Carolina foi traduzida para vários idiomas e é uma inspiração para escritoras contemporâneas. O programa Caminhos da Reportagem apresentou uma Carolina além do quarto, destacando sua vaidade e talento literário.

Por fim, para encerrar a semana, o dia 16 de abril foi dedicado ao Dia Nacional do Teatro do Oprimido, em homenagem ao teatrólogo Augusto Boal, criador dessa forma de expressão artística que busca promover a democratização cultural. O Teatro do Oprimido foi elogiado por jovens participantes, que afirmaram que a técnica teatral ajuda na reflexão sobre a sociedade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo