Clube de Leitura do CCBB RJ inicia atividades anuais com foco na literatura negra feminina no Brasil, abordando questões de gênero e cor.

O Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro (CCBB RJ) se prepara para iniciar suas atividades anuais com o Clube de Leitura, que terá início no próximo dia 13. O tema da primeira reunião será a literatura negra feminina no Brasil, em homenagem ao mês da mulher. A curadora do clube, Suzana Vargas, destacou que a proposta é questionar se a literatura tem gênero e cor.

Durante as reuniões, as conversas serão gravadas e disponibilizadas posteriormente no canal do Banco do Brasil no YouTube, para que mais pessoas possam ter acesso ao conteúdo. O encontro de abertura contará com a presença de duas escritoras negras renomadas: Marilene Felinto, autora de “As Mulheres de Tijucopapo”, e Eliana Alves Cruz, autora de “O Crime do Cais do Valongo”.

Além disso, a poeta e filósofa Viviane Mosé participará do debate, que abordará questões como a possibilidade de uma mulher escrever como homem e vice-versa, e quais são os traços que caracterizam uma literatura como feminina ou negra. Os livros escolhidos para discussão foram selecionados por votação popular entre os participantes do Clube de Leitura.

Marilene Felinto e Eliana Alves Cruz são autoras de obras impactantes que abordam temas relevantes da sociedade brasileira, como questões de gênero, raça e história. As Mulheres de Tijucopapo narra uma viagem de retorno da personagem a sua cidade natal, enquanto O Crime do Cais do Valongo é um romance histórico que aborda a escravização de africanos no Brasil.

Suzana Vargas ressaltou a importância de discutir a literatura feminina negra, que é um tema atual e significativo para a produção literária brasileira. O Clube de Leitura do CCBB RJ terá ao todo dez encontros ao longo do ano, com temas variados e convidados especiais em cada edição. A programação conta com debates sobre literatura indígena, obras clássicas brasileiras e diversidade literária.

No ano passado, mais de 1.200 pessoas participaram do Clube de Leitura, que recebeu diversos escritores e personalidades da cultura brasileira em suas reuniões. Este ano, o clube promete continuar promovendo debates enriquecedores e reflexões sobre a produção literária contemporânea, mantendo-se como um espaço de formação e informação para os leitores interessados na literatura brasileira.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo