Conferência estadual em Fortaleza discute direitos humanos e cidadania em movimento para migrantes, refugiados e apátridas.

A 1ª Conferência Estadual de Migração, Refúgio e Apatridia do Ceará (Comigrar-CE) teve início na quarta-feira (13) com o tema “Direitos Humanos e Cidadania em Movimento”. Organizado pela Secretaria dos Direitos Humanos do Ceará (Sedih), o evento busca elaborar propostas e políticas públicas que atendam às necessidades das populações migrantes, refugiadas e apátridas no Brasil. Realizada no Centro Integrado de Segurança Pública – CISP, em Fortaleza, a Comigrar-CE tem como objetivo contribuir para a construção de um plano nacional que aborde questões de migração, refúgio e apatridia.

Com a participação de migrantes, refugiados e apátridas, a conferência irá debater seis eixos temáticos: igualdade de tratamento e acesso a serviços públicos; inserção socioeconômica e promoção do trabalho decente; enfrentamento a violações de direitos; governança e participação social; regularização migratória e documental; e interculturalidade e diversidades. As propostas resultantes dessas discussões serão levadas para a etapa nacional da II Conferência Nacional de Migração, Refúgio e Apatridia.

A secretária dos Direitos Humanos, Socorro França, destaca a importância de ampliar o debate sobre as necessidades e direitos dessas populações, além de envolver a sociedade civil. Instituições como o Ministério da Justiça e Segurança Pública, o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) e a Agência da ONU para as Migrações (OIM) apoiam o evento, que também conta com a participação da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e outras entidades.

A Comigrar-CE representa um passo importante para a elaboração do 1º Plano Nacional de Migrações, Refúgio e Apatridia e busca promover a inclusão e proteção dos direitos humanos dessas populações. O evento foi marcado por debates e discussões que visam impactar positivamente as políticas públicas relacionadas à migração, refúgio e apatridia no Brasil. A conferência segue com uma programação intensa, com destaque para as mesas redondas e grupos de trabalho que visam a elaboração de propostas concretas para as autoridades responsáveis.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo