Mostra de Cinema e Direitos Humanos inicia em todas as capitais com o tema “Vencer o ódio, semear horizontes”

A 13ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos, com o tema “Vencer o ódio, semear horizontes”, teve início nesta segunda-feira (11) em todas as capitais do Brasil. O evento, realizado pelos ministérios dos Direitos Humanos e da Cidadania e da Cultura, seguirá até o dia 22 de março. Durante a mostra, que é gratuita, serão exibidos 18 filmes nacionais que abordam temas como prevenção e combate à tortura, democracia, diversidade religiosa, direitos das mulheres e da comunidade LGBTQIA+.

Além das exibições, a programação conta com debates que discutem questões fundamentais para a promoção dos direitos humanos, como segurança, memória, verdade, saúde mental, cultura e educação. Também serão realizadas oficinas de formação de professores sobre cinema e educação, com o objetivo de incluir o cinema como experiência sensível em contextos educativos.

Após a fase presencial, a Mostra Difusão acontecerá de 25 de março a 24 de abril, com a disponibilização da programação online. Os filmes estarão disponíveis na plataforma de streaming InnSaei.TV e em diversos equipamentos culturais das cidades participantes.

Em São Paulo, a mostra acontecerá na Cinemateca Brasileira entre os dias 13 e 16 de março, com uma oficina de formação de professores no dia 16. Já em Brasília, a programação vai até quarta-feira (13) no Sesc 504 Sul, com a oficina ocorrendo de 12 a 15 de março.

No Rio de Janeiro, as exibições acontecerão no Cine Arte da Universidade Federal Fluminense (UFF) em Niterói, de 13 a 16 de março. Em Belo Horizonte, os filmes estarão em cartaz no Cine Santa Tereza entre os dias 19 e 22 de março, com oficinas de 18 a 21 do mesmo mês.

Salvador recebe a mostra até quinta-feira (14) na Sala de Arte Cinema da Universidade Federal da Bahia (UFBA), com oficinas na Faculdade de Comunicação da UFBA. Recife terá exibições na Universidade Federal de Pernambuco de 12 a 15 de março, com as oficinas até o dia 14 de março.

A programação completa pode ser acessada no site oficial da mostra. Esta iniciativa representa um importante espaço de reflexão e debate sobre direitos humanos por meio do cinema, promovendo a conscientização e a promoção da igualdade e da justiça social em todo o país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo