Governo do Ceará lança edital para credenciamento de médicos em cirurgias eletivas de alta complexidade nas especialidades de Ortopedia e Traumatologia.

Nesta quarta-feira (13), o governador Elmano de Freitas anunciou, durante sua live semanal nas redes sociais, que o Governo do Ceará está lançando um edital para o credenciamento de médicos interessados em realizar cirurgias eletivas de média e alta complexidade em Ortopedia, Traumatologia e/ou Assistência em Anestesiologia. Esses procedimentos serão realizados nas unidades hospitalares da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), com o objetivo de acelerar o Programa Estadual de Redução de Filas de Cirurgias Eletivas.

Com a abertura deste credenciamento, a estimativa é viabilizar a realização de 8.700 cirurgias. O governador reforçou o compromisso do governo em reduzir as filas de espera por procedimentos eletivos no estado. Elmano de Freitas destacou o investimento de aproximadamente R$ 20 milhões nesse programa e convocou os médicos ortopedistas e anestesiologistas a participarem. Ele ressaltou que o Estado fornecerá todos os insumos e equipamentos necessários para as cirurgias, garantindo assim o acesso dos cearenses aos procedimentos necessários.

O Programa Estadual de Redução de Filas já beneficiou cerca de 80 mil cirurgias eletivas em todo o Ceará, com mais de 14 mil realizadas somente em 2024. Diversas especialidades médicas foram contempladas, como oftalmologia, otorrinolaringologia, cirurgia geral, ginecologia, entre outras. O governador anunciou ainda a habilitação do Hospital Regional do Sertão Central, em Quixeramobim, para realizar procedimentos em traumatologia.

Durante a transmissão ao vivo, Elmano de Freitas também respondeu perguntas da população, abordando temas como o pagamento de precatórios do Fundef aos profissionais da educação e a situação do emprego no estado. Além disso, ele destacou a importância da campanha de vacinação contra a gripe e a expansão de institutos federais de educação, ciência e tecnologia no Ceará.

Com ações que visam melhorar a saúde, a educação e o mercado de trabalho no estado, o Governo do Ceará demonstra seu compromisso com o bem-estar e o desenvolvimento da população cearense.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo