Audiência pública debaterá projeto de aumento de incentivos fiscais para inovação tecnológica no Brasil, proposto pelo senador Izalci Lucas.




Projeto de Lei para incentivar inovação tecnológica será discutido em audiência pública

No próximo dia 19, a partir das 9h, está marcada uma audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) para debater o Projeto de Lei (PL 2.838/2020) que propõe alterações na “Lei do Bem”, que incentiva o desenvolvimento tecnológico no Brasil.

O projeto, apresentado pelo senador Izalci Lucas (PSDB-DF), busca aumentar os incentivos fiscais e as medidas de apoio às empresas visando fomentar a pesquisa e a inovação tecnológica, especialmente para pequenas e médias empresas.

Segundo Izalci, diante da diminuição de recursos para inovação, os benefícios fiscais da Lei do Bem são cruciais para impulsionar os investimentos privados no setor, aumentando a competitividade do país.

Entre as mudanças propostas, destaca-se a possibilidade das empresas deduzirem do lucro real e da base de cálculo da CSLL os gastos com inovação. Além disso, há a redução de 50% do IPI sobre equipamentos destinados à pesquisa e desenvolvimento.

O projeto também contempla a depreciação integral de máquinas e equipamentos no ano de aquisição, bem como a amortização acelerada de bens intangíveis relacionados à pesquisa e desenvolvimento.

O objetivo das alterações na lei é impulsionar a pesquisa e inovação tecnológica no país, estimulando as empresas a investirem em projetos que promovam avanços científicos e tecnológicos.

A audiência contará com a presença de representantes de entidades e do Ministério da Fazenda para debater essas propostas de incentivo à inovação.

Como participar

Os cidadãos podem participar enviando perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e-Cidadania. A audiência será interativa e as contribuições poderão ser lidas e respondidas ao vivo pelos participantes.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo