Resgate de aves em sítio de Vargem Grande resulta em detenção e multas por crimes ambientais no Rio de Janeiro

O governo estadual do Rio de Janeiro realizou uma operação conjunta que resultou no resgate de mais de 20 aves de diversas espécies, mantidas de forma ilegal em um sítio localizado em Vargem Grande. A ação contou com a participação das secretarias de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, de Polícia Militar e de Polícia Civil, além do Instituto Estadual do Ambiente, e resultou na detenção do proprietário do local por crimes ambientais.

No total, foram resgatados 24 animais nativos, incluindo araras, tucanos, jabutis, papagaios, maritacas e macacos pregos. O homem responsável pelo cativeiro ilegal foi multado em aproximadamente R$ 14 mil, além de ser autuado por construção em Área de Preservação Permanente e Captação Irregular de Recurso Hídrico, o que resultou em uma multa adicional de cerca de R$ 24 mil.

O secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi, destacou a importância da participação da população na denúncia de práticas ilegais que colocam em risco a preservação do ambiente e a saúde do planeta. Ele ressaltou o trabalho de investigação e inteligência realizado pelas autoridades para combater crimes ambientais.

Além das aves nativas resgatadas, foram recolhidas 17 espécies exóticas, incluindo Tigres d’água (cágados) e um pavão. Todos os animais resgatados passarão por avaliações e cuidados veterinários para garantir sua saúde e possibilitar o retorno à natureza.

Denúncias de crimes ambientais em todo o estado do Rio de Janeiro podem ser feitas ao Linha Verde, através dos telefones específicos para o interior e capital, ou pelo aplicativo para celular “Disque Denúncia Rio”, que permite o envio de fotos e vídeos de forma anônima. A colaboração da população é fundamental para manter a preservação do meio ambiente e garantir um estado e um planeta mais saudável.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo