Uece recebe investimento recorde de R$ 24,6 milhões para obras de manutenção em Fortaleza com valor inédito.

No dia 14 de março de 2024, o reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), professor Hidelbrando Soares, fez um anúncio de grande importância durante uma reunião no Salão Nobre dos Órgãos de Deliberação Coletiva (SODC). Foi comunicado que a instituição será beneficiada com um investimento recorde de R$ 24,6 milhões destinados a obras de reforma e manutenção nos campi Itaperi e Fátima, localizados em Fortaleza, para o ano de 2024. Esse montante representa o maior investimento em manutenção predial da história da Universidade, que está prestes a completar 49 anos de existência neste mês de março.

Uma novidade marcante é o planejamento das obras, sendo a primeira vez que foi possível programar um conjunto de ações para serem realizadas ao longo do ano. O reitor ressalta que esse feito permite resolver problemas estruturais acumulados ao longo do tempo, especialmente durante a atual pandemia de Covid-19, período em que a maior parte dos recursos estaduais foi direcionada para a saúde e combate à pandemia.

Está prevista a realização de 37 ações de reforma e manutenção em prédios e equipamentos infraestruturais nos campi de Fortaleza. No campus Fátima, destacam-se a manutenção do Centro de Humanidades e do refeitório. Já no campus Itaperi, estão incluídas a manutenção do complexo poliesportivo, Centro de Educação (CED) e da Biblioteca Central, além de melhorias na acessibilidade para pessoas com deficiência.

Com um cronograma de execução negociado com a Superintendência de Obras Públicas (SOP) e a empresa vencedora da licitação, algumas obras já foram iniciadas, como a reforma do refeitório do Centro de Humanidades e a ampliação dos banheiros da Pró-reitoria de Graduação (Prograd/Uece). O planejamento anual inclui ainda diversas ações que terão suas ordens de serviço autorizadas para início em breve.

O reitor da Uece destaca que trata-se de um marco na história da instituição, com um volume significativo de recursos destinados à manutenção predial, trazendo impactos positivos na recuperação das estruturas. Todas essas intervenções visam a melhoria das condições infraestruturais para atividades acadêmicas e ao bem-estar da comunidade acadêmica e visitantes dos campi. Além das intervenções na capital, está em andamento a expectativa de uma ata de registro de preço que possibilitará a realização de obras no interior do estado.

Nesse cenário, a Uece se prepara para uma série de melhorias em seus campi, demonstrando o compromisso do governo estadual com a educação superior e o desenvolvimento da instituição. Com um investimento sem precedentes, a universidade caminha para um futuro mais moderno e sustentável.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo