Comissão externa discute estratégias para eliminar a tuberculose como problema de saúde pública em reunião no Congresso Nacional







Artigo sobre Tuberculose

15/03/2024 – 09:45

Depositphotos

A tuberculose afeta principalmente os pulmões

Uma comissão externa dedicada ao enfrentamento da tuberculose terá uma reunião crucial na próxima terça-feira (19) para discutir estratégias visando a eliminação da doença como problema de saúde pública. O encontro está marcado para as 10 horas e ocorrerá no plenário 8 do Congresso Nacional.

O debate foi convocado pelo deputado Antonio Brito (PSD-BA), que ressalta a gravidade da situação da tuberculose no Brasil. Segundo o parlamentar, a doença ainda é uma das principais causas de morte no país, especialmente afetando grupos em situação de vulnerabilidade.

“A tuberculose representa um ônus econômico significativo devido aos altos custos do tratamento prolongado, o que acaba contribuindo para a perpetuação da pobreza”, afirmou Brito durante a solicitação do debate.

O deputado defende a necessidade de ações coordenadas entre as esferas federal, estadual e municipal para compartilhar informações e implementar estratégias eficazes de prevenção e tratamento da tuberculose.

Entendendo a tuberculose
A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível causada pela bactéria bacilo de Koch. Seus principais sintomas manifestam-se nos pulmões, sendo a tosse (seca ou com secreção) o mais conhecido.

Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil notifica anualmente cerca de 70 mil novos casos de tuberculose, resultando em aproximadamente 4,5 mil mortes.

Por: Redação – MO


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo