Governo Federal anuncia pagamento do Garantia-Safra a agricultores cearenses em março de 2024

O Governo Federal anunciou uma importante medida para auxiliar os agricultores cearenses que enfrentaram perdas em suas produções no período de 2022/2023. Quase 80 mil beneficiários no Ceará receberão o programa Garantia-Safra neste mês de março. O governador Elmano de Freitas comemorou a chegada do benefício para pequenos agricultores de 77 municípios, ressaltando o compromisso do governo em apoiar aqueles que sofreram com a estiagem ou enchentes.

O Garantia-Safra é uma política criada em 2002 que garante uma renda mínima aos agricultores familiares em caso de perda da safra devido à seca ou excesso hídrico. Neste mês, serão beneficiados 78.640 agricultores cearenses com renda mensal de até um salário mínimo e meio, que tiveram perdas de produção superiores a 50%. A adesão é feita em parceria com os municípios, Estado e a União, através do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar.

Os beneficiários do Garantia-Safra foram divulgados no Diário Oficial da União e os pagamentos serão realizados a partir deste mês, seguindo o calendário da Caixa Econômica Federal. A consulta do pagamento deve ser feita dentro de 30 dias pelos agricultores familiares. Os municípios cearenses beneficiados incluem Abaiara, Araripe, Aurora, Barbalha, Barro, Boa Viagem, Crateús, Crato, entre outros.

Segundo o técnico da Coordenadoria do Crédito Rural da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará, os municípios que não estão na lista divulgada ainda estão passando por análise e a expectativa é que o número de beneficiados aumente no próximo mês.

O Fundo Garantia-Safra é responsável por assegurar os pagamentos dos benefícios, com contribuições dos agricultores, municípios, Estado e União. O programa passa por diversos procedimentos, como inscrição, seleção, emissão de boletos e pagamento, visando garantir o suporte necessário aos agricultores em momentos de perda significativa de safra.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo