Apagão atinge região central de São Paulo por 30 horas: Ministério de Minas e Energia cobra explicações da Enel.

**Apagão deixa região central de São Paulo sem energia por cerca de 30 horas**

Nos últimos dias, parte da região central da capital paulista tem enfrentado um apagão que já dura aproximadamente 30 horas. Bairros como Consolação, Bela Vista, Higienópolis, Vila Buarque e Santa Cecília foram afetados pelo problema, que teve início na manhã de segunda-feira, por volta das 10h30.

Até a manhã desta terça-feira, alguns pontos já haviam tido a energia elétrica restabelecida, no entanto, a situação ainda não estava normalizada em sua totalidade. Segundo informações do Ministério de Minas e Energia, cerca de 35 mil pessoas foram atingidas pela falta de energia na região central de São Paulo.

A concessionária responsável pelo fornecimento de energia, a Enel, não se pronunciou oficialmente sobre o ocorrido até o momento. No entanto, a empresa havia afirmado anteriormente que o apagão foi causado por uma obra da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), a qual negou ter responsabilidade pela interrupção no abastecimento de energia.

Os hospitais da região, como a Santa Casa de Misericórdia e o Hospital Santa Isabel, precisaram recorrer a geradores para manterem o funcionamento de áreas essenciais, como internação e emergência. Pacientes que precisavam de exames tiveram que ser remanejados para outras unidades de saúde.

Diante da situação, o Procon-SP notificou a Enel para que preste esclarecimentos detalhados sobre as várias interrupções no fornecimento de energia elétrica na capital paulista nos últimos dias. O ministro de Minas e Energia também se manifestou, determinando uma investigação rigorosa da concessionária e convocando seu presidente para prestar esclarecimentos.

A população da região afetada segue prejudicada pela falta de energia elétrica, enquanto as autoridades buscam soluções para evitar novos episódios como esse. A Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp) ressaltou a importância da fiscalização por parte da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) diante dessas falhas recorrentes na prestação dos serviços pela concessionária Enel.

Portanto, a situação continua sendo acompanhada de perto pelas autoridades e demais órgãos competentes, a fim de garantir o restabelecimento da energia e a segurança da população afetada por este apagão na região central de São Paulo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo