O novo episódio de falta de energia na região levou a Agência Brasil a contatar a concessionária Enel para obter comentários sobre a situação, porém, até o momento, não houve retorno por parte da empresa. A situação se tornou recorrente, pois na última segunda-feira diversos bairros de São Paulo, incluindo Vila Buarque, Higienópolis, Santa Cecília e Consolação, também foram afetados por uma interrupção no fornecimento de energia elétrica.
O Ministério de Minas e Energia reportou que cerca de 35 mil pessoas foram impactadas pelo incidente na região. O ministro Alexandre Silveira convocou o presidente da Enel para prestar esclarecimentos sobre a situação na sede do ministério em Brasília. Embora a Enel tenha afirmado que 95% dos consumidores tiveram a energia restabelecida no dia anterior, os problemas persistiram e a região voltou a enfrentar novas interrupções.
Além disso, o Tribunal de Contas do Município de São Paulo anunciou a criação de um grupo de estudo para analisar as questões contratuais com a concessionária Enel e os prejuízos causados pela falta de energia. O Procon-SP também notificou a empresa para fornecer informações detalhadas sobre as interrupções recentes no fornecimento de energia na capital paulista.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) está acompanhando a situação e solicitou informações à Enel para avaliar as causas e impactos dos eventos recentes. A concessionária já foi multada diversas vezes nos últimos anos por descumprir os limites de duração e frequência de interrupções estabelecidos pela Aneel, inclusive com descontos na fatura para os consumidores. O histórico de apagões na região metropolitana de São Paulo evidencia a necessidade de uma atuação mais efetiva das autoridades responsáveis para garantir um serviço de energia elétrica estável e de qualidade para a população.