Projeto de Lei propõe Ensino Obligatório da Língua Tupi nas Escolas como forma de Preservar Identidade Cultural Brasileira







Projeto de Lei para Ensino da Língua Tupi nas Escolas

20/03/2024 – 11:18  

Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Na manhã de hoje, o deputado David Soares (União-SP) apresentou o Projeto de Lei 273/24, que propõe tornar obrigatório o ensino da língua tupi e outras línguas nativas da região nas escolas de educação básica. O objetivo é incluir essa exigência na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

Em suas palavras, o deputado ressaltou que “em poucos países da América uma língua indígena teve a difusão como o tupi”. Ele defende que o idioma contribuiu para a unidade política do país, enriqueceu a língua portuguesa no Brasil com milhares de palavras e é fundamental para a identidade cultural brasileira.

Próximos passos: O PL 273/24 seguirá para análise nas comissões de Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais; Educação; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania, em um processo que pode ocorrer de forma conclusiva, sem necessidade de votação em Plenário.

Reportagem – Janary Júnior
Edição – Rodrigo Bittar


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo