Hospital Regional Norte é escolhido para implementar nova metodologia de vigilância de síndrome gripal em projeto-piloto do Ministério da Saúde

Na manhã desta quinta-feira, 21 de março de 2024, o Hospital Regional Norte (HRN), localizado em Sobral e vinculado à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), recebeu uma importante visita técnica. A unidade foi escolhida para implantar um projeto-piloto de uma nova metodologia de vigilância de síndrome gripal, integrando a Rede Sentinela do Ministério da Saúde (MS).

A Rede Sentinela é uma estratégia do MS que funciona como um observatório para o gerenciamento de riscos à saúde. A proposta é gerar relatórios que irão fortalecer os serviços de vigilância em todas as 308 unidades de saúde da rede no país. Essa nova metodologia promete trazer avanços significativos na identificação e no monitoramento de vírus respiratórios, visando a prevenção e o controle de surtos e epidemias.

A equipe responsável pela visita técnica era composta por profissionais do Ministério da Saúde, da Superintendência da Região Norte da Sesa e do Centers for Disease Control and Prevention (CDC) dos Estados Unidos. O objetivo principal era conhecer os fluxos de serviços de vigilância de vírus respiratórios do HRN e discutir estratégias para fortalecer essas ações.

De acordo com a assessora técnica do Ministério da Saúde, Walquíria Almeida, a análise dos indicadores coletados durante essas visitas técnicas é fundamental para avaliar a eficácia dos hospitais da Rede Sentinela. A ideia é garantir que essas unidades tenham capacidade de identificar os vírus circulantes e estejam preparadas para sinalizar possíveis surtos e epidemias.

O médico epidemiologista do CDC, Will Clara, destacou que a escolha do HRN para dar início a esse projeto-piloto se deu pelo potencial e pela credibilidade da unidade na região. A coordenadora de vigilância em saúde da Superintendência da Região Norte da Sesa, Arminda Evangelista de Moraes Guedes, ressaltou a importância das visitas de monitoramento para aprimorar a atuação das unidades sentinelas.

Com o selo de vigilância sentinela da síndrome gripal desde 2021, o HRN se destaca como uma referência na região. A unidade, juntamente com outros hospitais da Rede Sesa, participa ativamente da Rede Sentinela, colaborando para o monitoramento da circulação de vírus respiratórios e a implementação de medidas de prevenção e controle de doenças respiratórias agudas.

A coordenadora do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia do HRN, Maria Josimar Bezerra, reforçou a importância desse trabalho conjunto para a promoção da saúde e o enfrentamento de possíveis ameaças à população. Com essa nova metodologia e o comprometimento das equipes envolvidas, o Hospital Regional Norte se posiciona como um importante aliado na prevenção e controle de doenças respiratórias na região.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo