Rio de Janeiro se mobiliza para enfrentar chuvas fortes com ponto facultativo e operações especiais em todas as regiões.

O estado do Rio de Janeiro está se preparando para a chegada de chuvas fortes nos próximos dias. Em uma mobilização especial, o governador Cláudio Castro decretou ponto facultativo nesta sexta-feira (22) e mobilizou diversos órgãos e equipes de segurança para enfrentar os possíveis impactos do temporal.

De acordo com o governador, o Tribunal de Justiça e a Assembleia Legislativa também suspenderão seus trabalhos amanhã. Além disso, Castro entrou em contato com os prefeitos dos municípios fluminenses para que sigam o decreto estadual e também decretem ponto facultativo.

O Corpo de Bombeiros cancelou todas as folgas até domingo e convocou um quantitativo extra de 2 mil homens por dia. Agentes do Segurança Presente e da Lei Seca também estão à disposição, totalizando 4 mil agentes. A Polícia Militar e a Polícia Civil estarão em prontidão, principalmente nas áreas consideradas de maior risco.

As secretarias estaduais de Infraestrutura, Cidades, Agricultura e Meio Ambiente estão preparadas com maquinário para possíveis operações de resgate. As secretarias de Saúde e de Assistência Social também têm estruturas e materiais de acolhimento à população caso necessário.

A previsão é de chuvas intensas em praticamente todas as regiões do estado, com destaque para a Serrana, onde são esperados até 200 mm de chuva em um período de 24 horas. O governador alertou a população para evitar áreas de risco e se manter em locais seguros durante o temporal.

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, também pediu que os moradores se mantenham em casa e recolham o lixo para dentro de suas residências durante as chuvas. A coleta do lixo será realizada posteriormente. Paes afirmou que a situação será monitorada durante a madrugada e não descartou decretar ponto facultativo para os servidores públicos municipais se a situação se agravar.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo