30 milhões de brasileiros sem acesso à água potável: um paradoxo em um país rico em recursos hídricos, aponta Instituto Trata Brasil.

No Brasil, a falta de acesso à água potável é um problema que afeta cerca de 33 milhões de pessoas, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Trata Brasil. Essa realidade é alarmante, considerando que o país possui dois dos maiores aquíferos do mundo – o Guarani e o Alter do Chão. A presidente do Trata Brasil, Luana Pretto, ressalta que mesmo regiões como a Amazônia enfrentam dificuldades para fornecer água potável, apesar da abundância de recursos hídricos.

O Trata Brasil, uma organização da sociedade civil, tem como objetivo promover iniciativas para melhorar o saneamento básico no país. Em comemoração ao Dia Mundial da Água, a entidade divulgou o 16ª edição do Ranking do Saneamento, que avalia os 100 municípios mais populosos do Brasil. O estudo revela que apenas 22 desses municípios têm 100% de abastecimento de água, enquanto outros apresentam índices alarmantes de acesso à água potável, como Porto Velho, Ananindeua, Santarém, Rio Branco e Macapá.

A falta de investimento em saneamento básico, principalmente na Região Norte do país, é apontada como uma das causas para a escassez de água potável. A presidente do Trata Brasil destaca a importância de conscientizar a população sobre a qualidade da água que consome, já que muitas vezes esses recursos podem estar contaminados.

Além disso, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) destaca que 2,1 milhões de crianças e adolescentes no Brasil não têm acesso adequado à água potável. Diante desse cenário, tramita no Congresso Nacional uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que visa incluir a água como um direito fundamental previsto na Constituição Federal.

O relator da PEC, deputado Pedro Campos, ressalta a importância dessa medida para garantir o acesso à água potável a todos os brasileiros. A expectativa é que a proposta avance e seja aprovada, fortalecendo as políticas públicas de saneamento e garantindo recursos para o setor. A questão do acesso à água potável é crucial para a saúde e o bem-estar da população, e medidas como essa são essenciais para mitigar os problemas de escassez desse recurso fundamental.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo