Parcela de 19,8% dos jovens de 15 a 29 anos no Brasil não estudava nem trabalhava em 2023, aponta pesquisa do IBGE

Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), uma parcela de 19,8% dos jovens brasileiros com idades entre 15 e 29 anos não estudava nem trabalhava em 2023, o que representa um a cada cinco jovens nessa faixa etária. Esse número totalizava 9,6 milhões de pessoas nessa situação, de acordo com os dados divulgados nesta sexta-feira (22).

O estudo também revelou que 15,3% dos jovens trabalhavam e estudavam, 39,4% apenas trabalhavam e 25,5% apenas estudavam. Comparando com os anos anteriores, foi observado que a parcela de jovens que não trabalhavam nem estudavam apresentou uma redução em relação a 2022 (20%) e 2019 (22,4%). A pesquisadora do IBGE, Adriana Beringuy, explicou que essa diminuição ocorreu devido ao aumento da entrada de jovens no mercado de trabalho nos últimos anos.

Os números mostram que a proporção de jovens que não trabalhavam nem estudavam era mais elevada entre aqueles com idades entre 18 e 24 anos, atingindo 24% nessa faixa etária. Já os jovens com idades entre 15 e 17 anos apresentaram índices diferentes, com 81,2% estudando e 11,3% trabalhando e estudando.

Em relação à qualificação profissional, a pesquisa apontou que 24,9 milhões de jovens entre 15 e 29 anos sem ensino superior completo não estavam estudando, frequentando cursos profissionalizantes ou realizando pré-vestibular. Além disso, foi identificado que 9,1% dos estudantes do ensino médio estavam fazendo cursos técnicos e normal (magistério) de nível médio, enquanto 5,3% dos que já haviam concluído o ensino médio buscavam qualificação por meio desses cursos.

Portanto, os dados fornecidos pela Pnad Contínua evidenciam a importância de investir em educação e qualificação profissional para os jovens brasileiros, a fim de proporcionar melhores oportunidades de inserção no mercado de trabalho e crescimento pessoal e profissional.

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