Prefeitura do Rio de Janeiro decreta ponto facultativo devido à previsão de fortes chuvas na cidade até sábado

A prefeitura do Rio de Janeiro tomou uma decisão importante em relação à segurança dos moradores da cidade. Devido à previsão de fortes chuvas que podem atingir o município até a tarde de sábado, foi decretado ponto facultativo nesta sexta-feira. Essa medida abrange servidores de áreas administrativas não essenciais e também as escolas municipais, com o intuito de reduzir a circulação de pessoas na capital fluminense.

Segundo informações divulgadas pela prefeitura, a expectativa é de chuvas intensas, acompanhadas de raios e rajadas de ventos que podem chegar a 75,9 km/h. A previsão é de uma precipitação de até 200 milímetros em 24 horas, o que equivale a 200 litros por metro quadrado. Esses números são bem acima da média para o mês de março, que é de 124,7 mm.

O prefeito Eduardo Paes também recomendou que escolas particulares e empresas privadas suspendam atividades não essenciais, seguindo a ideia de esvaziar a cidade durante o período de chuvas fortes. A intenção é garantir a segurança e o bem-estar da população diante das condições climáticas adversas.

Devido à gravidade da situação, o governo do estado já havia anunciado ponto facultativo em suas repartições e orientado as prefeituras fluminenses a adotarem a mesma medida. Algumas escolas particulares decidiram manter as portas abertas, porém informaram às famílias dos estudantes que não haverá prejuízo pedagógico caso optem por não comparecer.

Além disso, as instituições públicas de ensino superior, como a UFRJ, UniRio, Cefet/RJ e Uerj, suspenderam as aulas presenciais. Enquanto a prefeitura segue em estágio 2, com mais de 9 mil servidores mobilizados em diferentes áreas para atender possíveis emergências decorrentes das chuvas.

A população deve ficar atenta às orientações das autoridades e tomar as medidas necessárias para se manter em segurança durante esse período de chuvas intensas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo