Temporal causa desalojamento de mais de mil pessoas nas regiões sul e serrana do Espírito Santo, sem registros de mortos.

O temporal que atingiu municípios nas regiões sul e sul da região serrana do Espírito Santo entre a sexta-feira (22) e este sábado (23) deixou um rastro de destruição e pelo menos 1.205 pessoas desalojadas, segundo informações do boletim extraordinário da Defesa Civil do estado divulgado às 11 horas. Os moradores dessas regiões enfrentaram deslizamentos, alagamentos e enxurradas, fazendo com que várias cidades fossem afetadas.

Até a manhã deste sábado, não haviam sido registrados óbitos ou feridos em decorrência do temporal, o que é um alívio diante da situação calamitosa que se apresentou. O município mais atingido foi Vargem Alta, com mil desalojados, seguido por Guaçuí com 200 pessoas desabrigadas, Alfredo Chaves com 4 e uma pessoa desalojada em Mimoso do Sul.

Uma situação preocupante foi registrada em Bom Jesus do Norte, na divisa com o estado do Rio de Janeiro, que teve o maior acumulado de chuva em 24 horas, atingindo 304,2 milímetros. Esse volume de água é significativo e pode causar sérios danos estruturais e riscos de deslizamentos.

O cenário de caos não parou por aí, pois na cidade de Mimoso do Sul, um caminhão do Corpo de Bombeiros foi arrastado pela força das águas. Felizmente, os ocupantes conseguiram sair ilesos, mas a situação mostra a gravidade dos eventos climáticos que assolam o Espírito Santo.

Vídeos gravados por moradores das regiões afetadas mostram a força das águas, carros sendo arrastados, gado preso em alagamentos e pessoas sendo resgatadas em botes. O impacto da chuva intensa é evidente nas imagens, com ruas cobertas de água e moradores ilhados em seus próprios telhados.

O governador Renato Casagrande destacou a importância da união de esforços para enfrentar essa situação de emergência, contando com o apoio do governo federal e estadual para prestar assistência às comunidades atingidas. A solidariedade e a mobilização dos órgãos de segurança e resgate são essenciais para garantir a segurança e o bem-estar da população capixaba nesse momento de crise.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo