Temporal no Rio de Janeiro já causou oito mortes; Teresópolis decreta estado de emergência após acumulado de chuvas.

O temporal que atingiu o estado do Rio de Janeiro na última sexta-feira (22) deixou um rastro de destruição e mortes. O número de vítimas fatais subiu para oito, sendo a mais recente encontrada em Teresópolis, na região serrana. A prefeitura do município confirmou a informação no sábado (23), após resgatar o corpo da vítima.

Em Teresópolis, duas mortes foram registradas, sendo uma criança de sete anos e um adolescente de 16, vítimas de um desabamento na comunidade da Coreia. As buscas no local foram encerradas e, no fim da tarde, a prefeitura decretou estado de emergência devido à gravidade da situação.

O acumulado de chuva em Teresópolis chegou a 260 milímetros em 24 horas, o que representa uma média de 260 litros de água por metro quadrado. Até o início da noite de sábado, a cidade contabilizava 27 ocorrências em 16 bairros, com deslizamentos de terra atingindo diversas residências, muros e árvores.

Além das mortes em Teresópolis, outras quatro vítimas foram registradas em um desmoronamento em Petrópolis, que decretou estado de crise devido à gravidade da situação. Em Arraial do Cabo, um homem foi atingido por um raio e, em Duque de Caxias, na região metropolitana do Rio, uma pessoa morreu afogada após o caminhão que dirigia cair em um rio.

A previsão é de mais chuvas intensas no Sudeste do país para a noite de sábado e o domingo. O governador do Rio, Cláudio Castro, expressou preocupação com a possibilidade de Petrópolis atingir 500 mm de chuva em 48 horas. Equipes da Defesa Civil nacional estão atuando no estado para auxiliar nas buscas e no socorro às vítimas.

No Espírito Santo, outro estado afetado pelas fortes chuvas, cerca de 1,2 mil pessoas estão desalojadas, segundo a Defesa Civil local. Imagens de moradores mostram ruas alagadas, carros sendo arrastados por correntezas e pessoas sendo resgatadas em botes. O ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, colocou a Defesa Civil nacional à disposição do governador Renato Casagrande para prestar auxílio às áreas atingidas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo