Comitê Interinstitucional da Taxonomia Sustentável Brasileira é instituído para impulsionar finanças sustentáveis e monitorar impactos ambientais e sociais.

Nesta segunda-feira (25), foi instituído o Comitê Interinstitucional da Taxonomia Sustentável Brasileira, composto por 27 órgãos e entidades federais, por meio de decreto publicado no Diário Oficial da União. Presidido pelo Ministério da Fazenda, o grupo conta com a participação do Banco Central, da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), da Previc e da Susep, e terá como principal objetivo desenvolver uma metodologia para avaliar o impacto social, ambiental e climático das atividades econômicas.

O Comitê tem a missão de implementar um sistema de classificação de atividades, ativos e projetos que estejam alinhados à estratégia de desenvolvimento sustentável e ao plano de transformação ecológica. De acordo com o Ministério da Fazenda, a iniciativa visa impulsionar a agenda de finanças sustentáveis no país, contribuindo para o monitoramento dos impactos das atividades econômicas na sociedade, no meio ambiente e no clima.

Além disso, o Comitê pretende propor medidas para avaliar a viabilidade das ações, capacitar os órgãos reguladores e alinhar o setor financeiro ao desenvolvimento sustentável, promovendo a justiça ambiental e climática, o aumento da renda e a redução das desigualdades. Em comunicado, o Ministério da Fazenda destacou a importância da coordenação entre diferentes agentes, como governos, empresas e organizações da sociedade civil, para enfrentar a crise climática e promover a sustentabilidade em todas as esferas da sociedade.

Assim, o novo Comitê Interinstitucional da Taxonomia Sustentável Brasileira surge como uma iniciativa importante para impulsionar a adoção de práticas mais sustentáveis no país, buscando conciliar objetivos econômicos, sociais, ambientais e climáticos em prol de um desenvolvimento mais justo e equilibrado. A atuação conjunta dos órgãos e entidades envolvidos mostra um compromisso comum em promover mudanças positivas para o futuro do Brasil.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo