Psol pede cassação de deputado acusado de envolvimento na morte de Marielle Franco por quebra de decoro parlamentar.



Psol pede cassação de mandato de deputado acusado de envolvimento no caso Marielle Franco

25/03/2024 – 13:26

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Deputada Erika Hilton (SP), líder do Psol

A bancada do Psol na Câmara dos Deputados solicitou a cassação do mandato do deputado Chiquinho Brazão (RJ) por quebrar o decoro parlamentar. O deputado encontra-se preso desde domingo (24), sob acusação de envolvimento no assassinato da vereadora Marielle Franco (Psol) e de seu motorista, Anderson Gomes, em 2018, quando Brazão era vereador no Rio.

“O deputado federal Chiquinho Brazão desonrou o cargo para o qual foi eleito, abusando das prerrogativas asseguradas para cometer as ilegalidades e irregularidades. A sua cassação é uma necessidade: a cada dia que o representado continua como deputado federal, é mais um dia de mácula e de mancha na história desta Câmara”, afirma a representação do partido endereçada ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

O Psol argumenta que a cassação do mandato é crucial para evitar que o deputado utilize sua posição para obstruir a Justiça. “Portanto, com a instauração do devido processo de investigação no âmbito do Conselho de Ética, poderá a Câmara dos Deputados, no exercício do poder-dever de investigar os fatos, em face do quanto já revelado e de outros elementos a serem agregados, definitivamente declarar a quebra de decoro por parte do representado”, afirma a representação.

A Constituição prevê a perda do mandato do deputado ou senador “cujo procedimento for declarado incompatível com o decoro parlamentar”.

Da Redação/WS

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo