Arthur Lira afirma que caso Chiquinho Brazão é complexo e sensível e seguirá rito regimental na Câmara dos Deputados.

26/03/2024 – 17:46

Acervo Câmara dos Deputados

Lira: caso é complexo, sensível e deve ser tratado com o máximo cuidado

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou que os procedimentos a serem adotados pelo Plenário para decidir sobre a prisão do deputado Chiquinho Brazão (RJ), acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, seguirão o rito regimental.

Segundo Lira, o caso é complexo, sensível e deve ser tratado com o máximo cuidado, em razão de sua repercussão. O presidente explicou que a Câmara foi informada oficialmente pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e que cabe, agora, a análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Como houve um pedido de vista na comissão, a análise do processo fica adiada por duas sessões do Plenário da Câmara. Só a partir da deliberação da CCJ os deputados decidirão se mantêm ou não a prisão de Brazão.

“É importante salientar que não há nenhum prejuízo para o processo e para a investigação, porque o tempo que transcorrer é em desfavor do parlamentar preso, até que o Plenário se posicione”, disse Lira, em entrevista coletiva após a reunião da CCJ.

Reportagem – Luiz Gustavo Xavier
Edição – Wilson Silveira

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, se pronunciou hoje sobre o caso envolvendo a prisão do deputado Chiquinho Brazão, acusado de participar do assassinato da vereadora Marielle Franco. Lira ressaltou a complexidade e sensibilidade do caso, garantindo que o mesmo será tratado com o máximo cuidado e seguindo todos os procedimentos regimentais.

Segundo informações oficiais do Supremo Tribunal Federal, a Câmara dos Deputados foi notificada sobre o caso e agora caberá à Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania analisar o processo. Com a solicitação de vista na comissão, a análise fica adiada por duas sessões do Plenário da Câmara, sendo que somente após a deliberação da CCJ os deputados poderão decidir se mantêm ou não a prisão de Brazão.

Durante entrevista coletiva após a reunião da CCJ, o presidente Lira destacou que o tempo em que o processo ficar em análise será desfavorável ao parlamentar preso, até que o Plenário tome sua decisão. Ele enfatizou que não há prejuízo para a investigação, pois o caso está sendo conduzido com responsabilidade e dentro dos trâmites legais.

Diante da gravidade das acusações e da importância do tema, espera-se que a Câmara dos Deputados cumpra seu papel institucional com transparência e seriedade na resolução desse caso. A sociedade aguarda por justiça e por um desfecho que respeite a democracia e o Estado de Direito.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo