Jornalista do The Washington Post é agredida durante cobertura de ataque antidemocrático em Brasília, revela levantamento da Abraji.

No dia 8 de janeiro do ano passado, a renomada jornalista Marina Dias, do The Washington Post (EUA), viveu momentos de terror no Brasil durante a cobertura dos ataques antidemocráticos em Brasília. Foi insultada, agredida e até jogada ao chão por manifestantes violentos. Mesmo com a ajuda de um militar para se proteger, Marina continuou sendo alvo de agressões. A jornalista relembra com tristeza a violência que sofreu durante aquele dia caótico.

De acordo com um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) no ano de 2023, os jornalistas no Brasil foram vítimas de 330 ataques, número que representou uma redução de 40,7% em relação ao ano anterior. A pesquisa destacou que a maioria dos ataques ocorreu durante os eventos de 8 de janeiro, como o caso de Marina Dias, que teve sua experiência compartilhada como parte do levantamento.

Os ataques variaram desde agressões físicas até ameaças de morte, demonstrando a gravidade da situação enfrentada pelos profissionais da imprensa. A mudança no cenário político do país, com o fim do mandato do ex-presidente Jair Bolsonaro, foi apontada como um dos motivos para a redução do número de violências em 2023.

O relatório da Abraji ressaltou que 55,7% dos casos de agressão contra jornalistas tiveram agentes estatais como agressores, o que levanta preocupações sobre a liberdade de imprensa no país. Além disso, a pesquisa revelou que 52,1% dos ataques tiveram origem ou repercussão na internet, evidenciando a gravidade da violência online enfrentada pelos jornalistas, especialmente as mulheres.

Diante desse panorama preocupante, a Abraji fez recomendações aos poderes públicos, às plataformas de redes sociais e às empresas jornalísticas para reforçarem políticas de proteção aos profissionais da comunicação. A associação também encorajou os jornalistas a não deixarem de denunciar as agressões sofridas no exercício da profissão, demonstrando a importância de combater a violência e garantir a liberdade de imprensa no país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo