Parcerias com Instituições Privadas Preparam Alunos Cearenses para ITA: um Avanço na Educação Estadual

Nesta terça-feira (26), o Governador Elmano de Freitas assinou parcerias com os grupos educacionais Ari de Sá e Farias Brito para a implementação de cursos preparatórios para o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (PreparaITA) na rede pública estadual. O evento contou com a presença da senadora da República Augusta Brito, das secretárias Eliana Estrela, da Educação e Sandra Monteiro, da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, além de representantes das organizações de ensino privado, entre outras autoridades.

Nessas parcerias históricas, o objetivo é preparar os estudantes cearenses para concorrer a vagas no ITA. O Governador Elmano de Freitas destacou a importância desses acordos como um avanço na concretização do campus avançado do ITA no Ceará, considerando que 40% dos aprovados no ITA historicamente vêm de escolas cearenses.

As parcerias estabelecem o compartilhamento de conhecimento, sem custo, com o oferecimento de material didático e serviços relacionados às experiências de ensino-aprendizagem focadas nos vestibulares do ITA. O Projeto será coordenado pela Secretaria da Educação, que planeja oferecer aulas de reforço, orientação vocacional e palestras nas escolas participantes.

A secretária da Educação, Eliana Estrela, comemorou a iniciativa, destacando a oportunidade que se abre para os jovens cearenses se prepararem melhor para seus futuros. As instituições Ari de Sá e Farias Brito, com vasta experiência na preparação para o ITA, serão responsáveis pela implementação desses cursos preparatórios.

O projeto preparatório do ITA será realizado na Escola de Médio em Tempo Integral (EEMTI) Jenny Gomes em Fortaleza, nos colégios da Polícia Militar do Ceará e no Colégio do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará. O PreparaITA oferecerá 80 vagas para as turmas presenciais, buscando contemplar estudantes da rede estadual da Capital e da Região Metropolitana.

As inscrições para o curso preparatório estão abertas e podem ser feitas através de um formulário eletrônico disponível até a quarta-feira (27). Os candidatos devem estar cursando a 2ª série do Ensino Médio e ter menos de 17 anos em 1º de janeiro de 2024 para participar.

Dessa forma, a parceria entre o Governo do Ceará e as instituições de ensino privado busca ampliar as oportunidades de acesso ao ensino de qualidade e à formação de excelência para os jovens cearenses interessados em ingressar no Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo