Alunos da rede estadual cearense se destacam na Febrace 2024 com projetos inovadores e conquistam premiações importantes

A rede pública estadual de ensino do Ceará teve uma participação destacada na 22ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), com 24 premiações entregues a alunos e professores de sete escolas. Os projetos desenvolvidos pelas escolas foram reconhecidos, e a cerimônia de premiação ocorreu em São Paulo no dia 27 de março de 2024.

Um dos grandes destaques da feira foi o projeto “Revestimento comestível à base de mandacaru e carnaúba: uma nova alternativa como conservante de frutos”, da Escola de Ensino Médio Luiz Girão, em Maranguape. Este projeto recebeu sete prêmios, incluindo o 1º lugar geral na categoria Ciências Agrárias, e obteve a credencial para participar da Regeneron International Science and Engineering Fair (ISEF) em Los Angeles, nos Estados Unidos.

A Febrace, realizada pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) e promovida pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI-USP), é a maior mostra pré-universitária de projetos de ciências e engenharia do Brasil. Neste ano, os finalistas foram escolhidos entre 2.900 inscritos, sendo que a rede estadual cearense teve 12 projetos, de 10 escolas, classificados para a fase final.

Outros projetos premiados da rede pública estadual incluíram a “CBet: revestimento biotecnológico para sementes a partir do aproveitamento do coproduto de beterraba” da EEMTI Marconi Coelho Reis, em Cascavel, e o “FitClean: membrana biossintética para tratamento de água” da mesma escola.

Além disso, projetos como “Estudo fitoquímico e toxicológico da chaya”, “Embarcação robótica de reconhecimento e localização de vítimas de afogamento”, “Mapeamento estatístico sobre o consumo de sais de sódio e potássio”, “Representatividade para meninas por meio de bonecas de pano” e “Energia encanada: energia renovável a partir de água encanada” também foram reconhecidos.

Esses projetos demonstram o talento e a criatividade dos alunos e professores da rede pública do Ceará, que mais uma vez se destacaram em um evento de grande importância para o desenvolvimento da ciência e tecnologia no país. A participação nas feiras de ciências é uma oportunidade para os estudantes consolidarem seus conhecimentos e contribuírem com soluções inovadoras para os desafios atuais da sociedade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo