Bicentenário do Senado Federal: Senador destaca estabilidade, maturidade e resiliência da instituição diante de desafios atuais no Brasil

O senador Jorge Seif (PL-SC) fez um pronunciamento na última terça-feira (26) em que destacou a importância dos 200 anos de existência do Senado, celebrados na segunda-feira (25). Para o parlamentar, esse marco bicentenário reflete a estabilidade, a maturidade, a força e a resiliência da instituição.

Seif ressaltou que o Senado é o Poder mais igualitário, paritário e democrático do país, pois representa todos os estados com o mesmo número de membros, sem levar em conta a extensão territorial e a população de cada estado. O senador argumentou que a democracia pressupõe a convivência de ideias opostas, visões divergentes e opiniões conflitantes, mas advertiu que o Brasil enfrenta atualmente um momento de “rivalidade exacerbada”. Para Seif, a divisão e a polarização têm causado sérios danos ao futuro do país, minando a democracia e travando o progresso nacional.

— Quando questões que poderiam ser debatidas por meio de ideias e opiniões se transformam em divisões, revanchismos e geram conflitos pessoais, é preocupante e exige ação dos membros desta Casa e dos demais Poderes, como mencionado anteriormente. O desafio que se apresenta nesta comemoração dos 200 anos do Senado Federal para todos os chefes de Poder é, sem dúvida, o maior da história brasileira. Já passou da hora, senhoras e senhores, de enxergar e tratar os lulistas e bolsonaristas, brancos e negros, heterossexuais e homossexuais, sulistas e nortistas como são: cidadãos brasileiros, parte de um povo unido em uma única nação.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo