Ministro do Turismo apresentará ações e metas em audiência pública na Comissão de Desenvolvimento Regional para impulsionar o setor.

Na próxima terça-feira (2), o ministro do Turismo, Celso Sabino, estará presente em uma audiência pública na Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR). O objetivo é apresentar as ações e projetos desenvolvidos pelo ministério, além de discutir as metas futuras para o setor do turismo no Brasil.

Segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE, as atividades turísticas registraram um crescimento de 6,9% em 2023, um valor que supera os índices pré-pandemia. Esse resultado demonstra a recuperação do setor e a retomada do crescimento econômico.

O ministro Celso Sabino divulgou dados que apontam para um recorde nos gastos de estrangeiros no país em 2022, totalizando R$ 34,5 bilhões. Esse aumento no fluxo de turistas resultou na criação de mais de 214 mil empregos formais, impactando positivamente a economia nacional.

Em relação ao desempenho das atividades turísticas em 2023, houve um crescimento de 1,4% em dezembro, com estados como Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo se destacando com índices positivos.

Ao longo do ano, dez estados apresentaram taxas de crescimento, com Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Paraná e São Paulo liderando o ranking de destinos com maior expansão no turismo.

Estímulos

O Ministério do Turismo lançou programas em 2023 com o intuito de incentivar viagens dentro do país, como o projeto “Conheça o Brasil: Voando” em parceria com empresas aéreas e o “Conheça o Brasil: Realiza” que oferece crédito para turismo a correntistas do Banco do Brasil.

Diante das dificuldades enfrentadas pelas companhias aéreas, foi criado um Fundo garantidor para estimular o turismo interno, medida que está em discussão entre o ministério e o Congresso Nacional.

A audiência pública, solicitada pelo próprio ministro, será transmitida ao vivo e aberta à participação do público interessado. Os cidadãos poderão enviar perguntas e comentários pelo portal e-cidadania do Senado, além de acompanhar a discussão sobre os projetos em andamento.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo.

Como participar

O evento será interativo, permitindo a interação dos cidadãos por meio do telefone da Ouvidoria do Senado e do Portal e-Cidadania. Essa participação ativa pode ser reconhecida como horas complementares em cursos universitários, mostrando a importância da voz da sociedade no debate de políticas públicas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo