População cearense recebe atendimento essencial durante Semana Santa com serviços 24h do Governo do Estado

No dia 27 de março de 2024, às 14h41, o Ceará se prepara para mais um feriado da Semana Santa, momento em que muitos cearenses aproveitam para viajar e relaxar. No entanto, este período também marca um aumento do fluxo nas estradas e dos registros de acidentes e mortes no trânsito. Levando em consideração esse histórico, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) está atuando para garantir a melhor assistência em situações de risco e agravos à população.

Em 2023, foram registrados 99 casos de mortes violentas no Ceará durante o feriado da Semana Santa, incluindo acidentes de trânsito, quedas e homicídios. Para garantir atendimento a esses casos, a Rede de Saúde do Ceará conta com hospitais que funcionam todos os dias da semana, além das 45 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) que permanecem abertas 24 horas para atender casos de urgência e emergência.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Ceará 192, que atende 163 municípios do estado, intensificará suas operações durante a Semana Santa para garantir um atendimento eficaz e ágil. O diretor técnico do Samu destaca que haverá foco em reduzir o tempo de resposta para ocorrências como acidentes, alcoolismo, afogamentos e agressões, que representam a maioria dos chamados recebidos neste período.

Além disso, a saúde bucal também está em destaque durante o feriado. Dores de dente agudas podem ser tratadas nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) de Fortaleza, que atendem até nas madrugadas. As UPAs também oferecem atendimento de urgência odontológica, garantindo o suporte necessário em casos de emergência.

Outro serviço importante é o Serviço de Verificação de Óbitos (SVO), que investiga mortes naturais sem causa definida. O SVO funciona em regime de plantão e acolhe os falecidos e seus familiares para os trâmites necessários. Nos casos de óbitos domiciliares, o serviço móvel pode ser acionado no município de Fortaleza.

Por fim, o Banco de Leite Humano do Hospital Geral César Cals (HGCC) continua recebendo doações para ajudar a salvar vidas de recém-nascidos. O leite materno é essencial para a saúde dos bebês, reduzindo o tempo de internação na Unidade Neonatal. Em parceria com as forças de segurança, planos operacionais foram elaborados para garantir a prevenção de acidentes e a mitigação dos efeitos das ocorrências durante o feriado.

Dessa forma, a saúde no Ceará está preparada para atender às demandas da população durante a Semana Santa, garantindo cuidados essenciais e emergenciais em diferentes áreas da saúde.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo