Ex-deputada federal Almerinda Filgueiras de Carvalho é presa pela Polícia Federal por envolvimento na Operação Sanguessuga, após ficar foragida.

Nesta segunda-feira (1), a Polícia Federal efetuou a prisão da ex-deputada federal Almerinda Filgueiras de Carvalho, que estava foragida da Justiça. A ação faz parte de investigações relacionadas à Operação Sanguessuga, também conhecida como Máfia das Ambulâncias, que teve início em 2006. Esta operação teve como objetivo desmantelar um grupo criminoso composto por parlamentares e empresários que estavam envolvidos em fraudes em licitações para a compra de ambulâncias em diversas prefeituras de pelo menos 20 estados.

Almerinda Carvalho, de 72 anos, foi condenada por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, recebendo uma pena de nove anos de reclusão. Atualmente ocupando o cargo de secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Igualdade Racial na prefeitura de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, a ex-deputada foi presa em seu próprio local de trabalho, de acordo com informações divulgadas pela Polícia Federal.

Após a prisão ser formalizada, Almerinda Carvalho foi encaminhada à Delegacia de Polícia Federal em Nova Iguaçu para os procedimentos legais. Em seguida, ela será conduzida ao Instituto Médico Legal para realizar exames de corpo de delito e, posteriormente, será transferida para o sistema prisional do estado, onde ficará à disposição da Justiça, conforme informou a PF.

A prisão da ex-deputada marca mais um desdobramento das investigações da Operação Sanguessuga, que visa punir aqueles envolvidos em esquemas de corrupção e fraudes em licitações. As autoridades reforçam o comprometimento em combater a corrupção e garantir a punição dos responsáveis por esses atos ilícitos, independentemente de cargos ocupados ou status social.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo