Registrato do BC agora permite consulta de histórico de chaves Pix para evitar fraudes

A partir desta terça-feira (2), os usuários do Pix, sistema de transferências instantâneas do Banco Central (BC), terão mais um recurso para garantir a segurança de suas transações. O Registrato, página do BC que fornece informações sobre a relação dos cidadãos com instituições financeiras, passou a disponibilizar um relatório detalhado do histórico de chaves Pix, incluindo aquelas que foram excluídas.

Essa novidade representa um avanço significativo na prevenção de fraudes envolvendo o sistema Pix. Anteriormente, o Registrato oferecia apenas um relatório simplificado, que fornecia informações básicas sobre as chaves atuais. Com o novo recurso, os usuários poderão emitir um relatório completo, que inclui não só as chaves atuais, mas também o histórico de todas as chaves já utilizadas e excluídas, com data e hora de exclusão.

De acordo com o BC, o relatório completo estará disponível no Registrato em até dois dias úteis após a solicitação. Além disso, houve melhorias no relatório simplificado, que agora inclui a hora exata de criação da chave Pix e uma coluna com a situação de cada chave, indicando se está ativa, bloqueada judicialmente, em reivindicação de posse ou em processo de portabilidade.

A inclusão dessas informações adicionais permitirá que os usuários identifiquem eventuais tentativas de fraude envolvendo suas chaves Pix. Por exemplo, a situação de “reivindicação de posse” indica que alguém está tentando reivindicar uma chave cadastrada em nome de outra pessoa, o que pode ser um sinal de fraude. Já a portabilidade indica que o correntista transferiu a chave para outra instituição financeira.

Essas medidas de segurança são essenciais para proteger os usuários do Pix e garantir a integridade do sistema de pagamentos instantâneos. Para ter acesso aos relatórios de chaves Pix e a outras informações do Registrato, os cidadãos precisam ter conta nível prata ou ouro no Portal Gov.br. A iniciativa do Banco Central reforça o compromisso em proporcionar mais transparência e segurança nas operações financeiras realizadas no país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo