Adolescentes de Brasília participam do Movimento Nacional pela Vacinação na Comunidade Escolar e destacam importância da imunização.

O jovem Samuel Santos, de 14 anos, aluno do 6º ano da rede pública de Brasília, passou por um susto recentemente ao ficar internado por 21 dias devido à dengue. Após essa experiência, ele decidiu participar do Movimento Nacional pela Vacinação na Comunidade Escolar, que aconteceu na quarta-feira (13). Samuel foi imunizado contra o HPV e enfatizou a importância de manter as vacinas em dia, destacando a importância da imunização para prevenir doenças evitáveis. Com bom humor, brincou dizendo que a pessoa que aplicou a vacina “tem a mão leve”, demonstrando tranquilidade e consciência da importância da vacinação.

Outro estudante, Gabriel Mota, de 11 anos, também do 6º ano da rede pública, recebeu a vacina contra o HPV durante a ação promovida pelo Ministério da Saúde. Ele ressaltou a relevância da vacinação para prevenir doenças no futuro e incentivou seus colegas a também se vacinarem.

Ana Gabriela Feitosa, de 13 anos e aluna do 7º ano na rede pública de Brasília, foi outra estudante vacinada contra o HPV no evento. Ela fez um apelo aos colegas para que participem do movimento de vacinação nas escolas, ressaltando a importância das vacinas para evitar doenças, como gripes e dengue, citando casos de familiares infectados.

O diretor do Centro de Ensino Fundamental da Asa Norte, Pedro Pimentel, destacou a importância de reconstruir a confiança na escola, na ciência e na vida. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, ressaltou a relevância da vacinação para salvar vidas, enfatizando que é um esforço coletivo de saúde, educação e comunicação.

O Movimento Nacional pela Vacinação na Comunidade Escolar, promovido pelos Ministérios da Saúde e da Educação, tem como objetivo atualizar a caderneta de crianças e adolescentes menores de 15 anos com diversas vacinas, como poliomielite, febre amarela, meningite e HPV. Dados do Ministério da Saúde mostram que em 2023, quase 4 mil municípios brasileiros adotaram a estratégia, com um aumento significativo na aplicação de doses de vacina contra o HPV em relação aos anos anteriores.

O Programa Saúde na Escola, criado em 2007, busca melhorar a saúde dos alunos, reduzir a evasão escolar e reforçar os compromissos entre saúde e educação no Brasil. A importância da vacinação e da saúde nas escolas é crucial para garantir o bem-estar e a proteção da comunidade estudantil.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo