Show de Madonna no Rio de Janeiro não lota hotéis como esperado, impactando ocupação e demanda nos diferentes setores de turismo.

A contagem regressiva para o aguardado show da cantora Madonna, que acontecerá neste sábado, dia 4, na Praia de Copacabana, está movimentando não apenas os fãs, mas também a rede hoteleira do Rio de Janeiro. De acordo com a última pesquisa de ocupação dos hotéis, a média geral de ocupação no município está em 83,72%, ficando aquém das expectativas dos empresários do setor.

Na região de Copacabana/Leme, a ocupação esperada é de 95,95%, seguida por Ipanema e Leblon com 82,40%, centro com 76,69%, Barra e Recreio com 73,02%, e Flamengo e Botafogo com 69,91%. O presidente do Sindicato Patronal dos Meios de Hospedagem da Cidade do Rio de Janeiro (HotéisRIO), Alfredo Lopes, lamentou a baixa ocupação e comentou sobre a preferência atual por meios de hospedagem informais oferecidos por plataformas de locação.

No entanto, a boa ocupação na região da Barra/Recreio pode ser atribuída também à realização de outros eventos, como o UFC 301 e o On Rio City Half Marathon 2024. Alfredo Lopes ressaltou a importância do debate sobre a regulamentação e tributação dessas plataformas, a fim de evitar a desvalorização da rede hoteleira tradicional.

Além do impacto nos hotéis, o show de Madonna também movimenta o Aeroporto Internacional Tom Jobim, conhecido como RIOgaleão. A estimativa é de receber 170 voos extras da Azul Linhas Aéreas entre os dias 1º e 6 de maio, representando cerca de 10% da demanda de movimentações no período. Medidas especiais foram planejadas para garantir o conforto dos passageiros, incluindo apresentações temáticas e reforço no atendimento.

Já no Aeroporto Santos Dumont, as informações sobre a movimentação prevista ainda não foram divulgadas pelas autoridades competentes. Enquanto isso, a Rodoviária do Rio se prepara para receber um aumento de mais de 30% na procura por viagens para a cidade, principalmente vindas de São Paulo e Minas Gerais. O terminal está pronto para atender a demanda e oferecer conforto aos turistas que chegarão para assistir ao show e aproveitar as belezas do Rio de Janeiro. A expectativa é de um grande movimento durante o fim de semana, com chegada de milhares de pessoas em ônibus provenientes de diversas regiões do país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo