Projeto de Lei propõe tornar abusiva cláusula de débito automático em cartão de crédito, promovendo proteção ao consumidor.



Projeto de Lei torna abusiva cláusula de débito automático em cartão de crédito

03/04/2024 – 13:14

Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

Deputado Jonas Donizette, autor da proposta

O Projeto de Lei 755/24, de autoria do Deputado Jonas Donizette (PSB-SP), propõe tornar abusiva a cláusula de contrato de cartão de crédito que autoriza o débito automático do valor parcial ou total da fatura na conta corrente do titular. O objetivo da proposta, em tramitação na Câmara dos Deputados, é inserir essa regra no Código de Defesa do Consumidor.

Atualmente, os contratos de adesão a cartão de crédito frequentemente incluem cláusulas que permitem o débito automático, desde que haja saldo disponível na conta. Caso não haja saldo suficiente, o contrato prevê o parcelamento do débito.

Segundo o Deputado Donizette, essa prática representa uma apropriação indevida da renda do consumidor. Ele argumenta que a possibilidade de débito em conta corrente desrespeita as normas de cobrança de dívidas e acaba por comprometer o salário do devedor.

Próximos passos
O PL 755/24 passará por avaliação em caráter conclusivo nas comissões de Defesa do Consumidor; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de seguir para votação em plenário.

Reportagem – Janary Júnior
Edição – Marcia Becker

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo