Senado aprova projeto que inclui mobilidade urbana em estudo de impacto de vizinhança para obras nas cidades. Projeto visa evitar crescimento desordenado dos municípios.







Aprovação de projeto no Senado para inclusão de estudo prévio de impacto de vizinhança

O Plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (2) um projeto que inclui no estudo prévio de impacto de vizinhança a mobilidade urbana para a realização de obras nas cidades (PL 169/2020). O relatório deverá apontar previamente as consequências da instalação de determinado empreendimento naquela localidade e proximidades, a exemplo da intensidade do trânsito, da demanda por transporte público e do deslocamento de pedestres, ciclistas e pessoas com deficiência. A senadora Leila Barros (PDT-DF) avalia que essa exigência vai impedir que as cidades sejam exclusivas dos automóveis, assim como frear o crescimento desordenado dos municípios. Já aprovado pela Câmara dos Deputados, o projeto segue para a sanção presidencial.

Aprovação de projeto no Senado para inclusão de estudo prévio de impacto de vizinhança

No dia 2 de março de 2021, o Senado Federal aprovou por unanimidade o Projeto de Lei 169/2020, que determina a inclusão da mobilidade urbana nos estudos prévios de impacto de vizinhança para obras nas cidades. Essa medida visa antecipar e avaliar as consequências da instalação de novos empreendimentos em determinadas localidades, levando em consideração fatores como o fluxo de trânsito, a demanda por transporte público e a acessibilidade para pedestres, ciclistas e pessoas com deficiência.

A senadora Leila Barros, representante do PDT pelo Distrito Federal, destacou a importância dessa exigência para a promoção de cidades mais inclusivas e sustentáveis, que não estejam focadas apenas no uso de automóveis. Segundo ela, essa medida contribui para frear o crescimento desordenado dos municípios e garantir um desenvolvimento mais planejado e consciente.

O projeto, que já havia sido aprovado pela Câmara dos Deputados, agora aguarda a sanção presidencial para que se torne efetivamente lei. Essa iniciativa marca um avanço significativo no planejamento urbano do país, colocando a mobilidade e a acessibilidade como elementos fundamentais a serem considerados em toda e qualquer obra realizada nas cidades brasileiras.


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