Presidente sanciona lei que institui Dia Nacional da Mulher Sambista em homenagem a Dona Ivone Lara, a Rainha do Samba.



Dia Nacional da Mulher Sambista é instituído em homenagem a Dona Ivone Lara

05/04/2024 – 11:05

Reprodução

Dona Ivone Lara foi a primeira mulher a assinar um samba-enredo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei 14.834/24, que institui o Dia Nacional da Mulher Sambista, a ser celebrado anualmente em 13 de abril. A data marca o nascimento da cantora, compositora e instrumentista Yvonne Lara da Costa em 1922, no Rio de Janeiro.

Mais conhecida como Dona Ivone Lara, a cantora, falecida em 2018, é também denominada Rainha do Samba e Grande Dama do Samba. Ela foi a primeira mulher a assinar um samba-enredo e a fazer parte da ala de compositores de uma escola, a Império Serrano.

A nova lei foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (5). A norma se originou do Projeto de Lei 3057/21, do ex-deputado Chico D’Angelo (RJ), aprovado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal.

A data de 13 de abril agora será um marco para celebrar e homenagear as mulheres sambistas, reconhecendo a importância de figuras como Dona Ivone Lara na história do samba brasileiro.

Essa iniciativa visa valorizar e destacar o papel das mulheres no cenário musical, especialmente no gênero do samba, que muitas vezes foi dominado por figuras masculinas. A contribuição de Dona Ivone Lara e de tantas outras mulheres sambistas merece ser reverenciada e lembrada.

Reportagem – Noéli Nobre
Edição – Marcia Becker

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo