Após acidente com álcool, jovem compartilha mensagem de superação e alerta sobre proibição da venda do produto.

Um jovem de 17 anos, Pedro Ernesto Martinez, teve sua vida drasticamente alterada após um acidente com álcool durante um churrasco familiar. Após acordar de uma cirurgia de raspagem de pele devido às queimaduras causadas pelo álcool, Pedro recebeu palavras de conforto de outra vítima que estava em estado mais grave do que ele, mas mesmo assim transmitiu otimismo. Situações como essa são mais comuns do que se imagina, com milhares de vítimas de queimaduras causadas por álcool a cada ano no país.

A proibição da venda de álcool líquido com percentual igual ou superior a 54 GL em estabelecimentos comerciais em 2002 foi uma medida importante para tentar evitar esse tipo de acidente. No entanto, em 2020, durante a pandemia de covid-19, essa proibição foi temporariamente revogada devido à necessidade de uso do álcool para a higienização. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária prevê que a comercialização de álcool líquido será permitida apenas até o dia 29 de abril, sendo disponível apenas em outras formas físicas como gel, lenço impregnado e aerossol.

Os riscos associados ao uso de álcool em churrasqueiras e fogueiras são destacados pelo Ministério da Saúde, que registra cerca de 150 mil internações por ano devido a queimaduras. A facilidade de espalhamento do álcool quando em estado líquido é um dos fatores que torna o produto perigoso, conforme explica a Anvisa.

Pedro Ernesto, agora com 27 anos, compartilhou sua experiência de superação após o acidente, que resultou em queimaduras de terceiro e segundo grau em diversas partes do corpo. Apesar das dores e do tratamento doloroso, o jovem seguiu em frente e encontrou na preparação de drinks sua vocação como bartender.

A discussão sobre a liberação da venda de álcool líquido nos supermercados trouxe opiniões divergentes, com a Associação Brasileira de Supermercados defendendo o acesso do consumidor a esse produto, enquanto Pedro Ernesto alerta para os perigos do álcool líquido e apoia a proibição de sua venda. A experiência traumática vivida por ele o fez refletir sobre a importância de encarar a vida com otimismo e superar os obstáculos, mantendo uma visão positiva mesmo nos momentos mais difíceis.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo