Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação presta informações em audiência pública na Comissão do Senado sobre ações do ministério.

A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Informática (CCT) agendou uma importante audiência pública para a próxima quarta-feira, dia 10, a partir das 11h. O objetivo desta audiência é permitir que a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luciana Santos, possa prestar esclarecimentos aos senadores sobre as ações planejadas pelo ministério para o ano em curso.

O convite à ministra foi resultado de um requerimento (REQ 2/2024 – CCT) apresentado pelo atual presidente da comissão, o senador Carlos Viana, do Podemos de Minas Gerais. A audiência será realizada na sala 7 da Ala Alexandre Costa, no Senado Federal.

Luciana Barbosa de Oliveira Santos, ministra da MCTI, possui uma vasta experiência, sendo engenheira eletricista, ex-presidente do Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco, ex-deputada estadual, ex-prefeita de Olinda (PE), ex-secretária estadual de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, ex-deputada federal e ex-vice-governadora de Pernambuco. É a primeira mulher a liderar o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Diversas entidades estão vinculadas ao Ministério, como a Agência Espacial Brasileira (AEB), a Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

O MCTI abriga órgãos importantes, como o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), o Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA), o Museu de Astronomia, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Museu Emílio Goeldi e o Observatório Nacional, entre outros.

Alguns dos principais programas do ministério são o Brasil na Fronteira do Conhecimento, a Política Nuclear, o Programa Espacial Brasileiro e as Tecnologias Aplicadas, Inovação e Desenvolvimento Sustentável.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo