Comissão de Segurança Pública aprova projeto de lei que prevê prisão para quem descumprir medidas contra violência doméstica




Projeto de Lei sobre violência doméstica aprovado na Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados

09/04/2024 – 20:44

Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Texto aprovado é substitutivo do relator, Delegado Palumbo

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou em votação realizada nesta terça-feira (9) um projeto de lei que tem como objetivo combater a violência doméstica e familiar contra mulheres, crianças, adolescentes, idosos, enfermos e pessoas com deficiência. A proposta prevê a prisão preventiva para indivíduos que descumprirem medidas cautelares relacionadas a estes casos.

De acordo com o texto aprovado, a medida cautelar poderá ser substituída pela prisão em situações em que haja desobediência no uso correto da tornozeleira eletrônica ou na ordem de manter distância da vítima de violência. A matéria proposta altera tanto o Código de Processo Penal quanto a Lei de Execução Penal.

O texto aprovado foi o substitutivo apresentado pelo relator Delegado Palumbo (MDB-SP) para o Projeto de Lei 5125/23, de autoria do deputado Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ). As alterações feitas no texto original se restringiram a aspectos de técnica legislativa.

Em sua defesa da proposta, Palumbo ressaltou a importância do monitoramento eletrônico e da proibição de contato com a vítima como medidas essenciais para garantir a segurança e o bem-estar das pessoas ameaçadas ou agredidas. Ele argumentou que o descumprimento dessas medidas deve ser tratado com seriedade, considerando o potencial de recorrência do comportamento violento por parte do agressor.

O deputado Aureo Ribeiro, autor do projeto original, justificou a necessidade da lei citando casos recentes em várias partes do Brasil onde medidas protetivas foram desrespeitadas, levando a consequências graves, como mortes de mulheres e crianças.

Próximos Passos
O projeto seguirá para análise na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) antes de ser votado no Plenário da Câmara dos Deputados.

Para mais informações sobre o processo de tramitação de projetos de lei, acesse o site oficial da Câmara dos Deputados.

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Ana Chalub


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo