Proposta de aumento de pena para crimes de ocultação de cadáver em caso de feminicídio é analisada na Câmara dos Deputados.






Proposta de aumento de pena para crime de ocultação de cadáver no caso de feminicídio

09/04/2024 – 14:57

Renato Araújo/Câmara dos Deputados

Deputada Silvye Alves, autora da proposta

O Projeto de Lei 737/24 proposto pela deputada Silvye Alves, tem como objetivo aumentar a pena em 1/3 no caso de crime de ocultação ou destruição de cadáver quando relacionado ao feminicídio. Em tramitação na Câmara dos Deputados, a proposta busca modificar o Código Penal, que atualmente estabelece uma pena de reclusão de 1 a 3 anos e multa para o crime de ocultação, subtração ou destruição de cadáver.

Além disso, o projeto também propõe alterações no Código de Processo Penal para permitir que, caso não seja possível realizar o exame de corpo de delito devido ao desaparecimento dos vestígios, outras formas de prova como testemunhos, vídeos, imagens de câmeras de segurança, fotografias, áudios e mensagens telefônicas possam substituir o exame físico.

Segundo a deputada Silvye Alves, a necessidade de atualizar a legislação visa evitar que crimes, principalmente os cometidos contra mulheres, fiquem impunes quando o autor oculta ou destrói o cadáver da vítima, impossibilitando a apresentação de provas testemunhais. A existência de vídeos, imagens de câmeras de segurança, conversas em aplicativos de mensagens e fotografias em redes sociais poderiam confirmar a autoria do crime, garantindo a punição do culpado.

Tramitação
A proposta seguirá para análise das comissões de Defesa dos Direitos da Mulher; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de ser votada pelo Plenário da Câmara dos Deputados.

Reportagem – Lara Haje
Edição – Marcia Becker


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo