Parecer da CCJ recomenda manter prisão do deputado Chiquinho Brazão, acusado de envolvimento no assassinato de Marielle Franco







Prisão de Deputado Chiquinho Brazão em Pauta na CCJ

Prisão de Deputado Chiquinho Brazão em Pauta na CCJ

10/04/2024 – 14:56

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados está em sessão há mais de três horas para analisar o parecer do deputado Darci de Matos (PSD-SC) que recomenda a manutenção da prisão do deputado Chiquinho Brazão.

Brazão, que foi expulso do União Brasil, encontra-se detido desde o dia 23 do mês passado. Ele é acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco (Psol) e do seu motorista, Anderson Gomes, em 14 de março de 2018, no centro do Rio de Janeiro, quando era vereador na capital fluminense.

O parecer de Matos concorda com a tese do Supremo Tribunal Federal de que a prisão preventiva de Brazão foi decretada por obstrução à justiça. Deputados só podem ser presos em flagrante de crime inafiançável, conforme estipulado pela Constituição.

Deputados favoráveis ao relaxamento da prisão argumentam que a CCJ avalia aspectos legais da detenção e não o mérito do crime em si. No entanto, a maioria considerou a prisão ilegal.

Reportagem – Paula Bittar
Edição – Georgia Moraes


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo