Proposta do MGI prevê abertura de 60 mesas setoriais de negociação com servidores públicos federais para discutir recomposição salarial e reestruturação.

Representantes do Ministério da Gestão e de Inovação em Serviços Públicos (MGI) anunciaram a proposta de abertura de 60 mesas setoriais de negociação com diferentes categorias de servidores públicos federais. Essas mesas de negociação se somarão às negociações específicas que já estão em andamento desde o ano passado. O objetivo principal dessas mesas é discutir tanto a recomposição salarial quanto a reestruturação de cada carreira individualmente, atendendo a uma demanda dos servidores públicos.

A decisão foi tomada durante a reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP) que ocorreu na tarde de quarta-feira (10), em Brasília, com a participação de representantes do governo e de diferentes sindicatos e associações de servidores públicos do Poder Executivo Federal.

Além disso, após pressão das entidades representativas dos servidores, o governo retirou uma cláusula de um termo de compromisso que previa a suspensão das negociações em caso de paralisações ou greves no serviço público. O Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) foi uma das entidades que divulgaram essa conquista em suas redes sociais.

A proposta do governo federal é reajustar os auxílios e benefícios já a partir de maio, mas sem aumento salarial para este ano. Os benefícios como auxílio-alimentação, auxílio-saúde e auxílio-creche terão aumentos significativos. No entanto, os reajustes salariais de 4,5% em 2025 e 4,5% em 2026, que seriam lineares para todas as categorias, agora serão negociados por setor.

A mobilização dos professores das universidades e instituições federais também ganha destaque, com duas seções sindicais do Andes-SN já em greve e outras 16 se juntando a partir da próxima semana. O governo espera que as categorias respondam à proposta de negociação até o dia 15 de abril para que seja possível editar uma portaria com os reajustes, porém, se a resposta vier depois, os benefícios serão pagos retroativamente a partir de maio.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo