Congresso Nacional iluminado de verde em homenagem ao Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson.




Congresso Nacional recebe iluminação verde em celebração ao Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson

Congresso Nacional ganha iluminação especial em datas comemorativas

Michel Jesus/ Câmara dos Deputados

O Congresso Nacional, localizado em Brasília, foi iluminado de verde nos dias 11 e 12 de abril em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson. A iniciativa partiu do Senado Federal, como forma de chamar a atenção para uma das doenças neurodegenerativas mais prevalentes do mundo.

O Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson, celebrado em 11 de abril, tem como objetivo principal disseminar informações sobre a condição e seus tratamentos, além de destacar os desafios enfrentados pelos pacientes no dia a dia.

A doença de Parkinson, descoberta há mais de 200 anos por James Parkinson, é uma condição crônica e progressiva que afeta o sistema nervoso, comprometendo principalmente a coordenação dos movimentos e o equilíbrio. Os sintomas incluem tremores, lentidão nos movimentos, rigidez muscular e alterações na postura.

Atualmente, as causas exatas da doença de Parkinson ainda são desconhecidas, sendo considerada a segunda doença neurodegenerativa mais comum, após o Alzheimer.

O tratamento da doença envolve o uso de medicações que auxiliam na reposição da dopamina no cérebro, melhorando os sintomas. Nos casos mais graves, é possível recorrer a cirurgias de implante de eletrodo ou gerador de impulsos. Essas opções terapêuticas estão disponíveis inclusive pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A iluminação do Congresso Nacional em verde visa, portanto, sensibilizar a população sobre a importância da conscientização e ajuda no combate à doença de Parkinson, incentivando a busca por diagnóstico precoce e tratamento adequado.

Por: Redação


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo