Líder yanomami pede apoio do Papa Francisco para combater garimpo ilegal e contaminação por mercúrio nas terras indígenas

O líder yanomami, Davi Kopenawa, foi recebido pelo Papa Francisco em uma audiência realizada nesta quarta-feira (10). Durante o encontro, Davi aproveitou a oportunidade para solicitar ao pontífice um maior apoio e visibilidade para a causa indígena, especialmente no que diz respeito à remoção dos garimpeiros de terras yanomamis, devido à exploração ilegal, contaminação dos rios, invasões territoriais e desmatamento.

Em declarações à Rádio Vaticano após a reunião, Davi Kopenawa também abordou a delicada situação da saúde das crianças yanomamis. Ele destacou a desnutrição que afeta as crianças indígenas devido ao garimpo ilegal, ressaltando a responsabilidade das autoridades em proteger o território yanomami.

Davi Kopenawa é uma das lideranças mais proeminentes do povo yanomami e é reconhecido internacionalmente por sua atuação na defesa dos direitos dessas comunidades indígenas. Além de xamã, ele também é presidente da Hutukara Associação Yanomami.

Recentemente, Davi passou por algumas cidades italianas em busca de apoio para enfrentar os desafios enfrentados pelos povos indígenas, destacando a importância da preservação ambiental.

Uma pesquisa divulgada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) revelou, neste mês, que a contaminação por mercúrio está afetando quase toda a população de nove aldeias yanomamis em Roraima. A análise de amostras de cabelo coletadas em outubro de 2022 apontou essa preocupante situação, evidenciando os impactos negativos do garimpo ilegal de ouro na região.

Davi Kopenawa continua sua luta incansável em defesa dos direitos dos povos indígenas e pela preservação do meio ambiente, buscando sensibilizar autoridades e a sociedade civil sobre as questões enfrentadas pelas comunidades yanomamis.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo