Porto Iracema das Artes e Escola CinéFabrique realizam intercâmbio de estudantes de cinema com foco em roteiros de curta-metragem

No dia 14 de abril de 2024, às 09h37, a Escola Porto Iracema das Artes, juntamente com o Museu da Imagem e do Som Chico Albuquerque (MIS-CE) e a Escola Superior de Cinema CinéFabrique (FRA), iniciou um intercâmbio de extrema importância para o setor audiovisual cearense. A iniciativa visa qualificar profissionais e incentivar o cinema, gerando emprego e renda.

O programa “Porto MIS CinéFabrique” consiste em uma parceria entre as instituições contempladas, com inscrições abertas até o dia 14 de abril de 2024. Dez projetos de curta-metragem serão selecionados, sendo necessário que os participantes sejam cearenses ou com residência comprovada no estado há pelo menos três anos, além de estarem matriculados em cursos de cinema e audiovisual.

Os selecionados terão a oportunidade de participar de aulas sobre criação de roteiro, ministradas pela Escola Porto Iracema das Artes. Dois curtas serão filmados em parceria com alunos da instituição francesa, promovendo um intercâmbio cultural e técnico enriquecedor para todos os envolvidos.

O processo seletivo acontecerá em duas fases, com a primeira fase de análise dos projetos inscritos e a segunda de entrevistas presenciais na sede da Porto Iracema das Artes. Os resultados serão divulgados em 19 de abril de 2024, com início das atividades em 22 de abril.

Além disso, a CinéFabrique oferecerá uma temporada de pós-produção na sede da instituição em Lyon, para a montagem dos filmes. A parceria internacional contribuirá para a valorização e qualificação do audiovisual cearense, fortalecendo o setor e ampliando a visibilidade dos realizadores locais em festivais internacionais.

A realização do programa “Porto MIS CinéFabrique” representa um avanço nas políticas culturais do estado do Ceará, promovendo a internacionalização e o fortalecimento do setor audiovisual, conforme afirmam a secretária da Cultura, Luisa Cela, e a diretora da Porto Iracema das Artes, Bete Jaguaribe. Com iniciativas como essa, o estado se consolida como um polo de produção e formação de profissionais de cinema e audiovisual.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo