Corte no orçamento da Polícia Federal pode prejudicar operações investigativas e serviços essenciais, alerta Associação dos Delegados.

A Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal (ADPF) emitiu um comunicado preocupante alertando sobre os cortes previstos no orçamento da corporação e os riscos que isso trará para a manutenção de serviços essenciais. De acordo com a ADPF, se os cortes forem confirmados, haverá um contingenciamento de mais de R$ 100 milhões, o que tornará inviável o pagamento de diárias aos servidores e poderá até mesmo impedir a deflagração de operações investigativas importantes.

A associação ressaltou em sua nota que o cancelamento de grandes operações e a redução da atuação dos policiais federais em regiões vulneráveis do país serão algumas das consequências diretas desses cortes no orçamento. Além disso, serviços cruciais como emissão de passaportes e de imigração também serão prejudicados, afetando estrangeiros que precisam entrar no país.

A ADPF reconhece as dificuldades econômicas enfrentadas pelo governo e a necessidade de solucionar questões financeiras, porém, espera que haja um remanejamento imediato de despesas e uma melhor gestão dos recursos para garantir que sejam utilizados de forma eficiente, atendendo às necessidades de custeio e investimentos na Polícia Federal.

Após ser contatado pela mídia, o Ministério da Justiça explicou que os remanejamentos e cortes orçamentários são necessários para cumprir o Regime Fiscal Sustentável e manter a sustentabilidade fiscal do país. No entanto, o Ministério garantiu que está trabalhando para recompor parte do orçamento e minimizar os impactos nas ações previstas para o ano de 2024.

Diante desse cenário de incertezas e restrições orçamentárias, é fundamental que haja uma rápida solução para garantir a continuidade dos serviços prestados pela Polícia Federal e a efetividade das operações de combate à criminalidade no país. A sociedade e os órgãos de segurança pública aguardam ansiosamente por medidas que possam preservar o funcionamento adequado da instituição e a manutenção da ordem e da segurança no Brasil.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo